A verdade deve ser dita! o Twitter chegou e deu uma sacudida  na internet. O sucesso do microblogs pode-se atribuir a muitas razões que outras ferramentas não conseguem. O Twitter trouxe uma nova forma de compartilhar informações e sua limitação de 140 caracteres não é nenhum obstáculo, muito pelo contrário. É essa limitação que é responsável pela objetividade da ferramenta. A forma “construtivista” de conteúdo privilegia aquilo que é realmente de interesse para um determinado grupo de usuários.

Nesse pouco tempo a tendência natural era o passarinho azul ser engolido pelo gigante Google, o que está acontecendo, na realidade, é exatamente o contrário. Outras redes sociais e ferramentas estão se integrando ao Twitter ou, quando não o fazem, adotam modos de funcionamento similares ao do microblog.

Um grande exemplo disso é o Orkut Promote. A ferramenta foi anunciada agora no inicio de agosto, juntamente com o lançamento de um vídeo ilustrativo de como funcionará o Promote. A ideia da nova funcionalidade é permitir aos usuários possam promover conteúdo dentro do próprio Orkut.

Veja o Vídeo (em Inglês)

 

 

Como vai funcionar?

O vídeo acima mostra que o usuário possa promover textos, fotos ou vídeos em um espaço especial no seu perfil do Orkut. Para isso, no menu da esquerda, será inserido um novo botão, chamado promote.

Uma nova tela será aberta em que você poderá dar um título para o seu tópico e descrever o que pretende com ele. Ao terminar poderá anexar fotos dos seus álbuns, vídeo do YouTube (bastando adicionar o Link/URL dele). O resultado poderá ser visível em um quadro do lado direito da tela que aparecerá, não só no seu perfil, mas no perfil de todos os seus amigos que também estiverem utilizando a ferramenta. E mais: caso seus amigos tenham gostado do que você “promoveu” poderá passar adiante a mensagem, clicando no botão Spread. Qualquer semelhança com um retweet do Twitter não é mera coincidência.

Se você não gostou do que foi promovido pelo seu amigo pode, simplesmente, deletar o quadro clicando no botão trash (lixo). Ele permanecerá ali, mas em branco. Por outro lado, para quem mandou a promoção, ficam disponíveis as estatísticas (número de visualização, o número de pessoas que clicaram na mensagem que você enviou e quantas vezes foi enviado para a lixeira).

Orkut em baixa

Pela interatividade comum do Orkut está afastando seus usuários dia-após-dia. Pensando nos usuários em geral não há dúvida que o “Promote”  é uma boa ideia. Contar uma novidade para todos os seus amigos na rede, ao mesmo tempo, sem precisar mandar mensagens em massa direto para caixas de e-mail ou comentários é uma sacada bem futurista, sem falar na praticidade.

Por outro lado, entre os usuários que aos poucos passaram a utilizar com menor frequência o Orkut, uma das maiores reclamações é o grande número de lixo eletrônico (spams) recebidos por meio de mensagens ou comentários. No vídeo não há nenhuma indicação se haverá ou não alguma ferramenta de bloqueio para perfis específicos.

A verdade deve ser dita! o Twitter chegou e deu uma sacudida  na internet. O sucesso do microblogs pode-se atribuir a muitas razões que outras ferramentas não conseguem. O Twitter trouxe uma nova forma de compartilhar informações e sua limitação de 140 caracteres não é nenhum obstáculo, muito pelo contrário. É essa limitação que é responsável pela objetividade da ferramenta. A forma “construtivista” de conteúdo privilegia aquilo que é realmente de interesse para um determinado grupo de usuários.

Nesse pouco tempo a tendência natural era o passarinho azul ser engolido pelo gigante Google, o que está acontecendo, na realidade, é exatamente o contrário. Outras redes sociais e ferramentas estão se integrando ao Twitter ou, quando não o fazem, adotam modos de funcionamento similares ao do microblog.

Um grande exemplo disso é o Orkut Promote. A ferramenta foi anunciada agora no inicio de agosto, juntamente com o lançamento de um vídeo ilustrativo de como funcionará o Promote. A ideia da nova funcionalidade é permitir aos usuários possam promover conteúdo dentro do próprio Orkut.

Veja o Vídeo (em Inglês)

http://www.youtube.com/watch?v=1JNgKNRSgm0

Como vai funcionar?

O vídeo acima mostra que o usuário possa promover textos, fotos ou vídeos em um espaço especial no seu perfil do Orkut. Para isso, no menu da esquerda, será inserido um novo botão, chamado promote.

Uma nova tela será aberta em que você poderá dar um título para o seu tópico e descrever o que pretende com ele. Ao terminar poderá anexar fotos dos seus álbuns, vídeo do YouTube (bastando adicionar o Link/URL dele). O resultado poderá ser visível em um quadro do lado direito da tela que aparecerá, não só no seu perfil, mas no perfil de todos os seus amigos que também estiverem utilizando a ferramenta. E mais: caso seus amigos tenham gostado do que você “promoveu” poderá passar adiante a mensagem, clicando no botão Spread. Qualquer semelhança com um retweet do Twitter não é mera coincidência.

Se você não gostou do que foi promovido pelo seu amigo pode, simplesmente, deletar o quadro clicando no botão trash (lixo). Ele permanecerá ali, mas em branco. Por outro lado, para quem mandou a promoção, ficam disponíveis as estatísticas (número de visualização, o número de pessoas que clicaram na mensagem que você enviou e quantas vezes foi enviado para a lixeira).

Orkut em baixa

Pela interatividade comum do Orkut está afastando seus usuários dia-após-dia. Pensando nos usuários em geral não há dúvida que o “Promote”  é uma boa ideia. Contar uma novidade para todos os seus amigos na rede, ao mesmo tempo, sem precisar mandar mensagens em massa direto para caixas de e-mail ou comentários é uma sacada bem futurista, sem falar na praticidade.

Por outro lado, entre os usuários que aos poucos passaram a utilizar com menor frequência o Orkut, uma das maiores reclamações é o grande número de lixo eletrônico (spams) recebidos por meio de mensagens ou comentários. No vídeo não há nenhuma indicação se haverá ou não alguma ferramenta de bloqueio para perfis específicos.