Parece uma frase adequada para descrever a quantidade de paixão e participação que vimos em nosso 12º CMS Critic People’s Choice Awards anual.

Sim. Estamos um pouco chocados e muito maravilhados. E tudo graças a você.

Muita coisa mudou durante mais de uma década em que conduzimos nossa festa anual. No início, não existiam DXPs ou CMSs headless – apenas algumas APIs e um sonho. Também tivemos um grupo menor de participantes.

Claro, alguns dos mesmos jogadores ainda estão na mistura, e muitos novos também. Vimos até algumas fusões ao longo do caminho. Mas deixando de lado as marcas, o que é realmente surpreendente é como o gerenciamento de conteúdo continua a ser relevante depois de todos esses anos – e ainda estamos celebrando a inovação e a seriedade comunitária que essas plataformas criam.

Falando em comunidade… se há algo que o nosso People’s Choice Awards destaca são as pessoas que constroem com essas ferramentas e tecnologias incríveis. Mais uma vez, vocês nos mostraram quanto amor e lealdade existem em seus próprios ecossistemas e quão feroz essa lealdade pode ser. Você divulgou a notícia – com milhares de indicações e votos – e isso é inspirador.

É sempre agridoce ver outra temporada de premiações ir e vir, mas temos um ano emocionante pela frente, com muitas inovações em andamento. Então, sem mais delongas, aqui estão os vencedores e os destaques do incrível evento deste ano.

Umbraco com 5 vitórias na categoria

Geralmente há um grande filme que conquista o Oscar, conquistando vitórias em várias categorias. As coisas nem sempre acontecem assim com o nosso próprio programa de prêmios – mas este ano, houve um fornecedor que se destacou.

Não é nenhuma surpresa que muitas plataformas se enquadrem em várias das 16 categorias desta temporada. Muitos DXPs oferecem produtos como DAM que podem ser adquiridos separadamente (e isso é apenas um exemplo). Para isso, permitimos que você – nosso público – indique e vote nas ferramentas que você adora em cada espaço de solução.

Este ano, Umbraco trouxe a chuva. Eles foram divididos em cinco categorias: Melhor CMS Corporativo, Melhor DXP, Melhor CMS Headless, Melhor Solução Composable e Melhor Solução de IA em um CMS ou DXP.

Com o lançamento de seu CMS headless Umbraco Heartcore – bem como uma variedade de plug-ins e integrações de IA – fica claro que os usuários do Umbraco estão entusiasmados com seus recursos e passaram a apoiar a plataforma em grande estilo. Parabéns à equipe Umbraco e sua comunidade por levarem para casa essas vitórias.

CMS Critic: Joomla, Statamic e Shopify ganham ouro em várias categorias

Joomla também fez sucesso com duas vitórias nas categorias de Melhor CMS Gratuito e Melhor CMS de Código Aberto. Todos os anos, a comunidade Joomla é ativada em torno do CMS Critic Awards, aproveitando seu vasto alcance global para reunir apoio.

Statamic também pontuou em duas categorias: Melhor CMS de Arquivo Simples e Melhor Gerador de Site Estático. A plataforma tem seguidores persistentes e continua a ser forte na promoção dos prêmios em sua comunidade de usuários.

Apesar de um grupo decente de concorrentes, o Shopify venceu nas categorias Melhor Solução de Comércio Eletrônico e Melhor Solução de Comércio Sem Cabeça. Nos últimos dois anos, a plataforma aumentou a pressão com sua solução de back-office ShopifyPlus para capacitar vitrines, proporcionando uma plataforma mais ampla de ofertas e adotando estratégias mais combináveis.

Optimizely leva o prêmio DAM

Foi uma batalha acirrada no departamento DAM, mas a Optimizely venceu com seu pacote de gerenciamento de ativos digitais – projetado para funcionar com CMSs líderes, mas também com a plataforma de gerenciamento de conteúdo da própria empresa. Isso inclui fluxos de trabalho personalizáveis para manter a conformidade da marca em grandes ecossistemas.

Na categoria Melhor ECM – a vertical especializada em gerenciamento de conteúdo empresarial – tivemos um recém-chegado que agitou as coisas. Notion foi indicado na rodada inicial e derrotou os vencedores anteriores ao levar o ouro. Isso inclui alguns defensores que têm um domínio quase inabalável no campo.

Para Melhor Construtor de Sites, você adorou o YOOtheme. Um eterno favorito entre os eleitores do CMS Critic Awards, o YOOtheme oferece recursos de criação de páginas para WordPress e Joomla, além de hospedar um mercado de temas e modelos. A lealdade duradoura do fornecedor com sede em Hamburgo é encorajadora, especialmente à medida que a escolha e a concorrência aumentam neste campo.

Na categoria Melhor DXC (Digital Experience Composition), o Netlify superou a concorrência – que certamente cresceu no último ano. DXC tem sido uma evolução e uma categoria que acaba de surgir (em relação às nossas piscinas estabelecidas). Estaremos observando este espaço e o crescimento das ferramentas de orquestração enquanto olhamos para a premiação de 2024.

Por fim, você escolheu o Azure como a melhor plataforma de desenvolvimento/hospedagem. Enquanto a Microsoft continua a expandir a sua incursão na pesquisa e na IA, o seu ecossistema de nuvem fornece uma base sólida para a construção de aplicações e serviços de escalabilidade para satisfazer as crescentes exigências da experiência digital moderna.

A turma de 2023

Para uma rápida visão geral dos resultados, aqui está a lista de todos os vencedores de 2023. Você também pode assistir a este vídeo

 

Umbraco

Melhor CMS empresarial: Umbraco

Melhor DXP: Umbraco

Melhor CMS sem cabeça: Umbraco

Melhor solução de IA em CMS ou DXP: Umbraco

Melhor solução combinável: Umbraco

 

Joomla

Melhor CMS grátis: Joomla

Melhor CMS de código aberto: Joomla

 

Statamic

Melhor CMS de arquivo simples: Statamic

Melhor gerador de site estático: Statamic

 

Shopify

Melhor solução de comércio eletrônico: Shopify

Melhor solução de comércio sem cabeça: Shopify

 

Optimizely

Melhor DAM (Gerenciamento de Ativos Digitais): Optimizely

 

YOOTheme

Melhor construtor de sites: YOOTheme

Melhor ECM (gerenciamento de conteúdo empresarial): noção

 

Netlify

Melhor DXC (Composição de Experiência Digital): Netlify

Melhor plataforma de desenvolvimento/hospedagem: Azure

Azure

Melhor plataforma de desenvolvimento/hospedagem: Azure

 

Parabéns a todos os nossos vencedores de 2023

O que mais podemos dizer? Mais uma vez, estamos entusiasmados por ter uma comunidade de leitores tão apaixonada e já estamos ansiosos pela premiação do próximo ano.

Na CMS Critic, grande parte do nosso objetivo é servir a comunidade CMS. Assim como você, somos um grupo de desenvolvedores e profissionais de conteúdo e queremos que nossa indústria brilhe e perdure. Também queremos atrair novos talentos para as nossas fileiras colectivas, e ter a sua participação ajuda a despertar o interesse e a consciencializar. VOCÊ torna isso possível e VOCÊ é importante para o movimento.

Leia também

Joomla! na disputa do CMS Awards 2009