Para os que não sabem o município de Quixelô era uma cidade que tinha dono até pouco tempo, sempre temido, José Ilo (PSDB) foi prefeito por varias vezes e quando saiu ainda colocou sua sobrinha Jenine do Amaral (PSDB), inclusive nessa eleição para a indignação de muitos a campanha inteira foi feita como se o José Ilo fosse o candidato, com direito a fotografia na urna eletrônica. Na eleição seguinte, 2008, foi a vez do candidato do ex-prefeito por ser um dos seus seguidores fieis, Gilson Oliveira (PSB) junto trouxe uma surpresa que deixou vários de queixo caído, José Simão (PCdoB), o mesmo que sempre fez oposição ao grupo do José Ilo, inclusive quando vereado o mesmo foi o autor das denúncias de corrupção contra o seguro desemprego que até hoje é uma pedrinha no sapado de Ilo, Gilson e Cia.

Todo esse cenário mostra que as forças políticas de Quixelô dificilmente conseguem dialogar e muito menos pensar em unidade, quem poderia pensar em unidade seria PT e PCdoB, mas depois de José Simão levar os comunistas para dentro da gestão de Gilson o cenário ficou completamente desfavorável e idialogável como afirma dirigentes petistas daquele município.

“Teremos uma chapa petista pura e dessa vez vamos fazer a alegria do povo de Quixelô”, afirma o presidente do PT-Quixelô, Marcio Alves.

A campanha de 2008 mostrou que o PT teve um crescimento de capital eleitoral fora do normal, seria a vontade do povo querendo algo novo? De um total de 5054 contra 4.301 votos marcou uma diferença de apenas 753 votos. Para as eleições de 2012 o PT vai chegar forte e com apoio de vários nomes forte do governo Lula e Dilma, além de deputados estaduais, federais e senadores.