Na última segunda-feira, 21/10, o primeiro leilão do Pré-sal do campo de Libra que se localiza na Bacia de Santos, a cerca de 170 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro, foi marcado por uma forte intervenção da Petrobras. O governo brasileiro fez um jogo pesado para manter a soberania brasileira em vantagem. Para os desinformados se tratava de uma privatização e não é e nunca foi, a Petrobras foi pra cima e ficou majoritário com 40%, a anglo-holandesa Shell, 20%, Francesa Total, 20% e as duas empresas chinesas, CNPC e CNOOC com 10% cada. O que isso significa? Que o Brasil ficou com a maioria dos recursos de um pouco mais de 1 trilhão de reais, no total são mais de 850 bilhões de lucro e os 150 restantes serão divididos entre as demais participantes.

Ameaça, espionagem e participação estrangeira

O gargalo desse leilão era as informações que Canadá e Estados Unidos tinham coletado com as espionagens ao governo Brasileiro, Ministério de Minas e Energia e a própria presidenta Dilma Rousseff, mas as pressões da guerra econômica e diplomática nos bastidores entre os 3 países tirou eles da jogada. A participação estrangeira firmada no leilão garante um investimento em tecnologia de coleta e profundidade, já que o Pré Sal esta entre 5 e 6 km abaixo do solo marítimo e ainda tem mais 80% de todas as 20 e poucas plataformas de petróleo serão feita no Brasil com nossa mão de obra e tudo isso vai ser gerenciado pela estatal recém criada, a Petro-Sal.

Torcendo contra o Brasil

As especulações maldosas e desinformadas, tomaram conta da internet, principalmente pelos partidos que se dizem de esquerda, mas que de bom senso não tem nada, simplesmente fazem o jogo da direita que tenta negativar o leilão de Libra. Quem não ficou apreensivo com o leilão justamente por temer a participação norte americana com vantagem da informação? Ou de ser mesmo mais uma privatização irresponsável ou desastrosa como as realizadas pelo PSDB do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) no final da década de 1990.

No fim "Quem vai mandar é o Brasil", Não foi privatização por se tratar de um resultado superior e com controle total do governo Brasileiro.

Risada fácil

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e a diretora-geral da Agencia Nacional de Petróleo, ANP, Magda Chambriard, não conseguiram esconder a felicidade e ressaltaram que o leilão foi um sucesso absoluto, Libra vai ter resultado da ordem acima de 1 trilhão de reais ao longo de 35 anos.

Quem também esta comemorando até agora são os ministros da Educação, Aloizio Mercadante e da Saúde, Fernando Padilha, já que os royalties, pagamento de direitos da União na extração e Fundo Social do Pré-Sal vão gerar para a educação e saúde cerca de R$ 736 bilhões no total, com 75% para a primeira e 25% para a segunda. Do Fundo Social, R$ 368 bilhões, a metade, serão injetados em combate à pobreza e em projetos de cultura, esporte, ciência e tecnologia, meio ambiente, e da mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Escrito com informações das agências.