O Tribunal também decidiu tornar Perboyre inelegível por três anos. O relator do caso foi o juiz Emanuel Leite Albuquerque. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Perboyre estava em seu primeiro mandato como deputado estadual, depois de ter sido prefeito de Saboeiro por três vezes.

Historia política suja

Perboyre Diógenes tem um histórico politico marcado por denuncias de corrupção no município de Saboeiro que fica aproximadamente 460km da capital Fortaleza. Ele foi eleito nas eleições de 1992, 2000 e 2004, por PDT, PSD e PTB, respectivamente. O deputado chegou à Assembleia, em 2007, pelo PSL. Entre as várias denuncias está desvio de recursos públicos e favorecimento familiar, os casos foram tão graves que sua esposa foi prefeita, sobrinhos vereadores estiveram envolvidos e a média de desenvolvimento do município de Saboeiro na época ficou abaixo de todas as cidades do Ceará o que representou para o TRE de "Fomentação da pobreza".

Quebra de decoro parlamentar

O deputado agora cassado é alvo ainda de representação por quebra de decoro parlamentar, apresentada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP). O motivo foram acusações dirigidas ao promotor de Justiça da comarca de Acopiara, Daniel Isídio, por suposta omissão em um caso de compra de voto supostamente cometida por um adversário de Perboyre. O parlamentar chamou o promotor de “corrupto” e “vendido”.