"Ela não é uma líder, é reflexo de líder", declarou. Perguntado se o presidente Lula era um líder, FHC respondeu: "Claro, eu não sou bobo".

O ex-presidente aproveitou para fazer uma comparação entre Lula, Dilma e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), possível candidato tucano à Presidência em 2010.

"O governo atual (do presidente Lula) tem um líder. O meu governo teve um líder. O (José) Serra é líder de São Paulo. Infelizmente, pela história da ministra Dilma, ela não teve essa oportunidade. Mas eu não estou aqui condenando. Simplesmente estou dizendo que, para mim, Serra é competente, é um líder e inspira confiança. A outra (Dilma), para mim, ainda não".

Os repórteres perguntaram também a FHC sobre a possibilidade de formação de uma chapa puro-sangue do PSDB nas eleições presidenciais, com Serra e o governador de Minas, Aécio Neves, já que o governador de Brasília José Arruda (ex-democrata) que depois de ser pego com um dos maiores escândalo de corrupção dos últimos anos no Brasil era o nome que ia compor a vice do José Serra para campanha presidencial. Segundo ele, a aliança vai depender das "circunstâncias do momento".

Resposta do governo

O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem legitimidade para participar do debate político em torno da sucessão presidencial e também para fazer comparações entre o governo dele e o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "É bom para nós que ele (FHC) compare as duas administrações. Esse debate nos interessa principalmente se formos comprar os números extremamente superiores do governo Lula", disse Tarso.

Quem foi FHC

Para quem não se lembra FHC foi o presidente da república que sucateou a educação superior, privatizou as maiores empresas estatais brasileiras e por não saber administrar consegui colocar o Brasil entre os países que mais devia dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Com a gestão FHC o Brasil vivia dias de trevas com altos números de pobreza, impunidade desenfreada, uma política fiscal irresponsável e falta de esclarecimento para onde foi o dinheiro das estatais privatizadas. Quem não queria pergunta para FHC, para onde foi o dinheiro da privatização da Vale do Rio Doce?