Professor Pinheiro também elogiou o processo democrático que elegeu a professora Otonite Corteza reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), e Patrício Melo, vice-reitor. De acordo com o petista, a chapa vitoriosa recebeu quase 60% dos votos e será agora submetida, em lista sêxtupla, à apreciação do governador Cid Gomes, para nomeação ao cargo. Pinheiro considerou uma maturidade da comunidade acadêmica a escolha dos futuros dirigentes da instituição.

O deputado também destacou a importância do seminário que foi realizado ontem, pela Assembleia, com o objetivo de discutir o desenvolvimento sustentável. Pinheiro disse que importantes discussões aconteceram abordando a importância de se ter uma agricultura que respeite os recursos hídricos e a natureza. A discussão tem continuidade na tarde de hoje, conforme informou o parlamentar.

Em aparte, o deputado Cirilo Pimenta (PSDB) considerou que é importante para o Ceará discutir o desenvolvimento do semiárido, principalmente porque as previsões, para o próximo ano indicam aumento de temperatura e redução do volume de água das chuvas. Segundo ele, é preciso que se adapte a agricultura às futuras condições climáticas, evitando-se o assoreamento dos cursos de água e açudes.

“É importante demais, para nós nordestinos, ter essa preocupação. Com o aumento da temperatura, as reservas se reduzem mais rapidamente, há poucas cidades saneadas, e precisa haver a preservação das serras. A classe industrial também precisa ser menos maléfica ao meio ambiente”, frisou.

O líder do Governo, deputado Antonio Carlos (PT) disse que viu com alegria o processo eleitoral de Antonite Cortez. “Acompanho o processo, e como é de tradição será indicado pelo governador o mais votado”. O deputado também parabenizou o setor cultural do Estado que passará a ser dirigido pelo Professor Pinheiro. “Ele desenvolverá um bom trabalho à frente da Secretaria de Cultura”, avaliou.

Fonte: Agência de Noticias da Assembléia Legislativa