Nesta semana, o deputado estadual da região, Agenor Neto (PSDB-PMDB), concedeu uma entrevista em uma rádio de sua propriedade e proferiu comentários vergonhosos sobre verdade e mentira, seguindo o típico roteiro tucano anti-PT, que forma seguidores alienados, como os seus beneficiários de favores financeiros e cargos comissionados em órgãos públicos municipais. Para esse grupo, mesmo sendo mentira, é verdade, porque o chefe disse, afinal, para eles, alguns trocados de favor no bolso valem mais do que políticas públicas reais que beneficiem a população do município de Iguatu.

Agenor esbravejou como se fosse oposição, mas esquece que já fez de tudo para não ser oposição e já deve sentir os efeitos de estar quase sozinho na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará (AL). Lembramos que ainda resta para ele o apoio do deputado federal Aníbal Gomes (PMDB), que tem incluído Iguatu em emendas orçamentárias de programas como o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 1, 2 e 3, entre vários outros do governo federal e do PT, que contribuíram para o desenvolvimento de Iguatu em sua gestão. Afinal, se não fossem os governos Lula e Dilma, Agenor não teria feito “nada” e seria apenas mais um prefeito como Edilmo Costa (PMDB), que, na época, sendo oposição ao governador Lúcio Alcântara (PSDB, hoje PR), fez nosso povo iguatuense sofrer muito, ou como o médico Hildenando Bezerra (PSDB), em seu segundo e muito pobre mandato.

Entre os fantasmas, Agenor também afirmou que Tasso Jereissati ajudou muito Iguatu durante seu mandato como senador, e discordamos disso. Um senador que não coordena comissões não tem visibilidade de nada. Vale lembrar que a prioridade de Tasso é coordenar uma reconciliação entre Aécio Neves (PSDB-MG), José Serra e Geraldo Alckmin (PSDB-SP), e nesse meio tempo o senador Tasso, aquele que considera movimento social coisa de vagabundo, não se preocupa com a pobreza de ninguém, porque o foco é “poder” e mais poder, mesmo que para isso ele continue pagando pessoas para levantar bandeiras de impeachment na rua.

Acordo não cumprido e rompimento do PT de Iguatu com o PRB

O que Agenor realmente quer ao adotar essa posição anti-PT? O PT cumpriu todos os acordos com ele, enquanto ele não cumpriu os acordos que fez ao costurar a aliança do PT de Iguatu com o PRB do atual prefeito Aderilo Alcântara. Na verdade, a falta de compromisso foi o que fez o PT sair da gestão do prefeito Aderilo.

No acordo não cumprido entre Agenor e o PT, constavam 3 secretarias. No entanto, as secretarias oferecidas foram Executiva, Ouvidoria, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que não receberam nenhum apoio em políticas públicas do PT porque a própria gestão não favoreceu em momento algum isso. As secretarias estavam cheias de pessoas viciadas e fofoqueiras, e para dar uma ideia, nem mesmo os cargos de confiança nessas secretarias o PT teve direito de indicar. A pobreza nessas secretarias é tão grande que até hoje a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior não tem sede nem equipe para cumprir o papel para o qual foi fundada. Como isso pode acontecer?

Por outro lado, os petistas cobraram muito de seus secretários, que por sua vez cobravam do prefeito Aderilo, mas nunca foram atendidos. Chegando ao período de 2014, Agenor, Aderilo e companhia, apoiando o PSDB e proferindo discursos de ódio contra o PT, foi a gota d’água. Finalmente, a vergonha na cara foi mais do que necessária para oficializar esse rompimento.

Quanto ao deputado iguatuense, é importante lembrar que o respeito pela oposição é conquistado fazendo política "responsável" e não proferindo discursos de ódio infundados, pois quando necessário, os deputados do PT são procurados por você e seu grupo. Não é necessário lembrar as diversas vezes em que o deputado José Nobre Guimarães (PT) foi procurado em Brasília para encaminhar várias questões para Iguatu, incluindo aquele encontro com o então Ministro da Educação, Aloízio Mercadante (PT-SP), para discutir a extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Iguatu, que por falta de desenvolvimento local não foi concretizada e foi direcionada para o município de Icó.

Se há uma verdadeira preocupação com o desenvolvimento de Iguatu e da região centro-sul, desafiamos a tirar do papel o que está apenas em promessas, como o "Campo industrial", que proporcionaria oportunidades de trabalho para nosso povo, e também uma tarifa justa de água e um aterro sanitário que não esteja envolto em suspeitas de superfaturamento. Isso sim não é culpa do PT!