O Google diz que a idéia é receber uma opinião dos usuários e para então fazer as alterações necessárias, antes de disponibilizar um novo padrão para todos.

As mudanças têm por objetivo reduzir a quantidade de palavras e gráficos que são exibidos desnecessariamente e também facilitar a busca dos vídeos mais populares, além de dar ênfase no vídeo que está sendo visto.

Imagem DivulgaçãoA avaliação dos vídeos também sofreu mudanças: em vez de optar por marcar estrelas, agora o usuário poderá avaliar um vídeo como “Gostei muito” ou “Não gostei”.

As alterações, de uma forma geral, aproxima o visual do site de compartilhamento de vídeos aos demais produtos do Google.

O Google diz que nesta primeira versão do novo visual, foi tentado eliminar algumas informações e remover rótulos – como a seção de comentários que não possui mais o cabeçalho informando ser aquilo um comentário. As alterações, contudo, podem não ser definitivas, dependendo da aceitação ou não dos usuários do serviço.

O YouTube ainda não completou outra importante mudança no site: a busca de resultados. Mas está testando um novo formato, que deixa o vídeo que está sendo visto em uma janela menor, enquanto você pesquisa por outro vídeo.